VASKO LEGAZKUE

VASKO LEGAZKUE

jueves, 29 de diciembre de 2011

squizofrenia Consertar um 'defeito' em células cerebrais pode curar a esquizofrenia, diz pesquisa Pesquisadores descobriram que o DNA no cérebro dos

squizofrenia

Consertar um 'defeito' em células cerebrais pode curar a esquizofrenia, diz pesquisa

Pesquisadores descobriram que o DNA no cérebro dos esquizofrênicos está muito 'apertado', prejudicando a ação de alguns genes. Drogas que estão sendo desenvolvidas para tratar outras doenças podem ajudar a curar a doença


Defeito epigenético no funcionamento de células cerebrais causa a esquizofrenia (Jesper Klausen/Hemera/Getty Images)

Cientistas americanos descobriram que o mau funcionamento de um processo celular no cérebro está intimamente relacionado à esquizofrenia, doença mental que causa alucinações e pode impossibilitar o convívio social dos pacientes. Segundo o estudo, que foi publicado na versão online da revista Translational Psychiatry, drogas que já estão em estágio final de desenvolvimento, voltadas ao tratamento de outras doenças, podem ajudar a bloquear os sintomas da esquizofrenia.
Saiba mais

EPIGENÉTICA
É um termo usado para se referir a características de organismos que não envolvem mudanças na sua sequência de DNA. As características epigenéticas desempenham um importante papel no processo de diferenciação celular.

O problema, segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia, nos Estados Unidos, está no DNA dos doentes, embora a doença não seja genética. A espiral que contém o código genético está 'muito apertada' nas células de quem tem esquizofrenia, segundo os cientistas. Trata-se de um defeito epigenético. Isso quer dizer que o DNA não foi alterado, mas funciona de forma errada.

Uma estrutura de proteínas chamada histona dá ao DNA o aspecto espiralado. "Há tanto DNA em cada célula do corpo que ele nunca poderia caber nelas a menos que fosse bem embalado", explica Elizabeth Thomas, neurocientista que liderou o estudo. As histonas passam por mudanças químicas para relaxar e apertar o espiral e expor ou não genes que precisam ser utilizados.

Se genes que deveriam ser expostos não são, o organismo sofre consequências como as doenças de Parkinson e Huntington ou predisposição para o vício em drogas.

Relaxamento — A equipe de Thomas estava estudando o papel da acetilação das histonas, como é chamado o relaxamento no jargão científico, na doença de Huntington, um mal degenerativo que afeta as capacidades mentais e motoras. Em estudos anteriores, eles haviam mostrado que certos genes em doentes de Huntington e esquizofrênicos eram muito menos ativos do que em pessoas saudáveis. Então os cientistas resolveram pesquisar se o mesmo processo desencadeava as duas doenças.

Eles pesquisaram cérebros de esquizofrênicos e de pessoas saudáveis após sua morte. Em comparação com cérebros saudáveis, as amostras do cérebro de indivíduos com esquizofrenia apresentaram níveis mais baixos de acetilação em porções da histona, o que bloqueou a expressão de certos genes. Em outras palavras, o DNA nessas pessoas estava mais "apertado". Nos cérebros de vítimas jovens de esquizofrenia, o problema era bem mais acentuado.

Tratamento — Os pesquisadores não sabem o que causa o defeito na acetilação, mas podem conseguir reverter o problema. É o objetivo de drogas que estão em fase final de desenvolvimento em vários laboratórios pelo mundo. Sua aplicação poderá curar a esquizofrenia, sobretudo em pacientes jovens, segundo Thomas. As drogas que existem atualmente tratam apenas de seus sintomas e provocam efeitos colaterais severos, como a diabetes.

As possibilidades podem ser ainda maiores, porque alguns dos déficits cognitivos que afligem os idosos parecem ser bastante similares biologicamente com a esquizofrenia. Os medicamentos devem começar a ser testados em humanos em breve, mas geralmente são necessários vários anos para sua aprovação pelos órgãos de controle governamentais.


Links Patrocinados
HospiMedica en Espanol
Noticas Medicas Del Dia Subscripcion Gratis!
www.hospimedica.es
Ervas Contra o Diabete
Aumente o uso da glucose e o metabolismo com AyurGold!
ayurgold.com
Quanitfy DNA in 3 Seconds
Pico200 is the easiest-to-use product in DNA quantification.
www.MicronicNA.com

Tags
doença, genética, pesquisa científica, tratamentos
Comentários

VEJA
Nome:E-mail:Comentário:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenha termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão

No hay comentarios:

Publicar un comentario