VASKO LEGAZKUE

VASKO LEGAZKUE

jueves, 23 de febrero de 2012

Uruguai pede explicação sobre taxa extra de cobertores Montevidéu questiona extensão de medida antidumping sobre seus produtos; Planalto diz que Chi

Uruguai pede explicação sobre taxa extra de cobertores

Montevidéu questiona extensão de medida antidumping sobre seus produtos; Planalto diz que China usa o país vizinho para exportar para o Brasil


Planalto acusa cobertor uruguaio de ser, na verdade, chinês (Dercilio)

Uma delegação do governo uruguaio estará nesta quinta-feira em Brasília para pedir explicações a respeito da sobretaxa, de 5,22 dólares por quilo, aplicada nas importações de cobertores de fibras sintéticas feitas pelo Brasil do Uruguai e do Paraguai. A reunião será às 16 horas com a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres.

Leia mais: Governo impõe restrição a cobertor do Paraguai e Uruguai

Segundo informações do MDIC, o governo uruguaio recusou-se a participar do processo de investigação que levou à aplicação da sobretaxa. Agora, autoridades uruguaias solicitaram uma reunião para discutirem a extensão do direito antidumping que já era aplicado sobre cobertores chineses.

O governo brasileiro concluiu que os produtos são provenientes da China e passam por transformação marginal no Uruguai e Paraguai, antes de entrarem no Brasil. Trata-se, segundo o MDIC, de uma estratégia para burlar a medida antidumping, em uma operação que o órgão classifica como 'triangulação'.

(com Agência Estado)
veja

No hay comentarios:

Publicar un comentario